top of page

PISCINAS NATURAIS DE JOÃO PESSOA - O GUIA DEFINITIVO: MELHOR ÉPOCA, VALOR E COMO APROVEITAR ESSES CARIBES

Piscinas Naturais do Seixas

Piscinas Naturais de Picãozinho

Piscinas Naturais da Penha

Piscinas Naturais do Caribessa

Esse tópico vai ser de grande ajuda para quem costuma viajar não só aqui pra João Pessoa e curtir as nossas piscinas naturais, tirando os preços, de certo modo, ele vale pra todas do nosso querido nordeste.

Mas, antes tenho que vender o peixe da minha terrinha. Aqui em João Pessoa temos 4 piscinas naturais: Piscinas naturais do Bessa ou Caribessa como vocês já conhecem, Piscinas naturais de Picãozinho, Piscinas naturais do Seixas e Piscinas naturais da Penha.

E fora as outras piscinas que ainda que tem pelo estado, tipo as de Pitimbu no litoral sul da Paraíba e as de Barra de Mamanguape (que eu diria que são mais uns arrecifes pra você andar do que tomar banho, mas enfim, vale a pena conferir).

A ideia aqui é passar um help rápido pra quando você quiser programar sua viagem, isso se você deseja mesmo curtir alguma piscina natural aqui de Jampa, programe sua viagem para uma data de acordo com uma maré filé que proporcione uma visita agradável.

Mas se você não liga pra isso e pretende vir pra cá não importa quando, eu aconselho você assistir outro vídeo aqui nosso, porque eu não quero estragar sua diversão vendo uma piscina que não tá muito boa, então, por exemplo, o da Praia de Coqueirinho que tá bombando novamente seria uma boa pedida aqui no canal. E meus amigos, é um dos melhores vídeos que temos aqui viu.

Jaba vendido...

Então, se você é daqueles que toma cuidado e se programa para aproveitar bem as nossas belezas naturais, bora lá:

De todos os passeios oferecidos nas praias do Nordeste, os que levam até as piscinas naturais no meio do mar são os mais procurados.

O interesse por isso é facil de se explicar já que aqui no Nordeste, as águas do mar pela orla, não costumam ser bem cristalinas (sim eu sei, temos Maragogi em Alagoas, Praia dos Carneiros em PE e assim vai). 

Falando nelas, acredito que as Piscinas mais conhecidas aqui no Nordeste sejam as famosas Galés em Maragogi. Eu já fui pra lá duas vezes e não vejo a hora de volta. E tenho que concordar que o norte de Alagoas com o Sul de Pernambuco, pra quem procura uma água bem caribenha vai ter um prato cheio, já que a maré por lá parece ficar limpinha quase o ano todo.

Mas, não se engane que em outros estados, tipo aqui na Paraíba, as piscinas naturais também são muito boas e basta vocês seguirem todo um cronograma lunar e correto pra se visitar que a coisa anda por aqui.

Bem, vou passar então 4 observações que vocês devem seguir quando forem traçar a sua viagem: 

1. Aprendam a usar a tábua de marés

As piscinas naturais só aparecem na maré baixa e isso é fato. A vazante faz com que a água fique represada nos recifes, que se transformam por duas ou três horas. A atenção está no fato de que o horário das marés não é constante. Todo dia a mudança das marés ocorre entre 30 a 50 minutos mais tarde do que no dia anterior. Se num sábado a maré mais baixa ocorrer às nove da manhã, no domingo vai ocorrer entre nove e meia e dez horas. e o melhor local pra você ver essa informação é na tábua das marés. Normalmente vocês as encontram em sites especializados, na recepção de hóteis ou algum aplicativo adequado. 

2. Fases da Lua

Decore bem: Lua cheia e Lua nova. Quanto mais seca a maré, mais cristalina fica a água das piscinas. E o nível das marés varia conforme as fases da Lua. Nas luas cheia e nova a maré tem mais movimento. Já nas luas crescente e minguante a diferença é muito pouca, o que torna a visita às piscinas naturais bem menos impressionante. Tipo, lua cheia e nova bate com os passeios na parte da manhã. Crescente e minguanete, a baixa só acontece no final da tarde. Ninguém vai querer curtir uma piscina natural já perto da noite né? Pra cutir melhor o passeio e tirar aquelas fotos programe sua viagem para os períodos que tenha Lua cheia e Nova. Observe da tábua de marés e o nível do período. Maré entre 0 e 0.4 são as que mais indica.

3. Não se atrase
Bem, você encontra as piscinas naturais entre uma hora e meia antes e uma hora e meia depois do nível mínimo da maré baixa. Procure chegar antes da maré atingir o nível mínimo. Para calcular direito o horário da chegada, não se esqueça de levar em conta o traslado da embarcação da praia até a piscina natural. Dependendo do caso, pode levar até meia hora a partir de onde você vai sair.

4. Cor da água
Vale avisar algo muito importante: A cor da água nas piscinas naturais muda conforme época do ano. Principalmente nos meses de chuva entre abril a julho (e só uma observação, ultimamente a chuva vem caindo de junho a setembro por aqui na Paraíba), mas pode ser que mude e volte ao normal em outros anos. Então, a água não vai ficar nem um pouco parecida com os vídeos e fotos que faço nas épocas certas. Outra, dias muito nublados também prejudicam seu passeio. Assim, a transparência das piscinas só é vista com sol alto. Eu diria que o melhor horário vai de manhã cedo até as 13hs. Anote isso também.

Então meus amigos, mais uma vez avisando que o valor do passeio varia conforme época. Gira em torno de R$ 25 a R$ 70 reais. E não preciso avisar que o valor maior é para o nosso verão. 

E falando sobre cada uma delas, temos as seguintes informações:

Piscinas Naturais do Caribessa;

Essas piscinas ficam de frente a Praia do Bessa no bairro do Jardim Ocenania.

Ficam a 700m da sua orla e para chegar por aqui só de caiaque.

Piscinas Naturais de Picãozinho;

Essas piscinas ficam a cerca de 1300 da orla da Praia de Tambaú.

É um dos passeios mais tradicionais de João Pessoa (cerca de 30 anos que já funciona).

Piscinas Naturais do Seixas;

Um dos maiores conjuntos de piscinas naturais do Brasil.

E tem piscina de tudo que é cor, de vários tamanhos e profundidades de acordo com a opção do freguês.

E pra chegar nesse paraíso você terá duas opções: seja saindo da orla da Praia do Seixas ou a partir da Praia de Tambaú, onde a maioria das embarcações saem.

E saindo desse lugar praticamente você ganhará de brinde um passeio panorâmico deslumbrando parte do litoral da capital.

E se for pra indicar alguém vá com a galerinha da Embarcação do Extremo Oriente, Ocean 5 (Trimaram) ou Pedra do Reino.

Nas embarcações vocês vão ter todo apoio que precisam com bebidas, quitutes, fotos aquáticas e até toboáguas.

Mas a dica primordial pra aproveitar essas 3hs de passeio é se ligar na tábua das marés e ir durante a maré baixa.

Piscinas Naturais da Penha.

Esse conjunto de piscinas ficava a cerca de 1km da orla da Praia da Penha.

 

Você poderá contratar o passeio na orla da Praia da Penha ou da Praia de Tambaú.

Por lá você irá encontrar uma das melhores piscinas do nosso estado, com aquela água transparente e areia do mar bem branquinha do jeito que o turista gosta.

POLÍTICAS DO SITE

O Blog Viagens Cinematográficas procura seguir as melhores práticas editorais e de conduta perante os leitores e parceiros.

Esse website utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa política de privacidade. Ao continuar a utilizar o nosso site,  você concorda com essa utilização.

CONTATO

Salientamos que não responderemos dúvidas por e-mail de locais já tratados no site.

Para isso, utilize a caixa de comentários do post relacionado. O objetivo principal do site é sempre o compartilhamento de informações: sua dúvida pode ser útil para outros leitores.

Caso NÃO haja post divulgado no site sobre a dúvida que você possui ou você deseja entrar em contato conosco sobre assuntos diversos e propostas comerciais, você pode nos mandar um e-mail (tacioadventures@gmail.com).

DIREITOS AUTORAIS

Todo o conteúdo do Tacio Adventures está protegido pelas leis de direito autoral vigentes. A reprodução de quaisquer textos e imagens aqui divulgados, com ou sem fins lucrativos e em qualquer meio de comunicação, NÃO É PERMITIDA sem consulta e aprovação prévia do editor.

NAVEGUE ESCUTANDO COMIGO

bottom of page